Guaxinim Chemistry Olympiad

Guaxinim Chemistry Olympiad (GCO)

A Guaxinim Chemistry Olympiad (GCO) constitui um conjunto de ações, promovidas, de forma privada em parceria com Instituições de Ensino do Distrito Federal (DF). Compreende, principalmente, uma atividade extracurricular, destinada a alunos regulares do ensino médio e pré- vestibulandos, com o fim de estimular a competição saudável entre eles, assim como promover a melhoria de ensino de química nas escolas do DF.

A GCO é a concretização de um projeto, pensado e elaborado pelo professor Luís Cícero, o qual possui ampla experiência em ministrar aulas nas melhores escolas e pré-vestibulares do País como: São Paulo, Brasília, Piauí, Mato Grosso, Goiás, entre outras, bem como na convivência com estudantes de alto desempenho. Como docente, sabe da importância de projetos olímpicos que incentivem os jovens a pensar, criar e aplicar o conhecimento científico para o bem do meio ambiente e de todos que ali vivem.

O nome Guaxinim foi uma escolha baseada em dois fatos: o primeiro vem de uma pesquisa realizada pelo Departamento de Recurso Naturais de Maryland, EUA, onde os pesquisadores analisaram o nível e a admirável inteligência desses pequenos mamíferos. Os resultados mostraram que esses animais pensam e resolvem problemas muito rápido e adaptam-se bem a novas situações. Logo, assim como os guaxinins, nas Olimpíadas, os participantes são exigidos a apresentar habilidades para entender e resolver questões em um curto intervalo de tempo, ajustar-se de forma rápida a problemas apresentados e pensar em soluções favoráveis no menor tempo possível. Já o segundo fator, reside no nome de uma famosa olimpíada de Matemática que homenageia outro animal, a Canguru de Matemática. Dessa forma, teremos mais uma espécie, representando um projeto olímpico para os nossos estudantes.

× Qual a sua dúvida?